Python: um easter egg para uso com chaves

Python é uma linguagem conhecida por não utilizar chaves para delimitar os blocos de código e isto tem gerado muitas discussões favoráveis e contrárias a esta característica. Eu mesmo, quando comecei a estudar e utilizar Python fiquei um tanto quanto dividido, afinal, para um programador C/C++ com mais de 10 anos de experiência, abandonar as chaves parecia uma heresia.

De qualquer forma, descobri que não é uma heresia, mas apenas uma nova forma de vez e organizar as coisas. Python tem com base uma sintaxe fácil de entender e o funcionamento do código depende de certas regras de indentação serem respeitadas. Isto pode parece estranho, mas no final, o que se tem é um código bem organizado.

Com isto, posso dizer que Python não é para “porcos”, pois código mal organizado não funciona em Python. É claro que é possível escrever um código ruim em qualquer linguagem e, em Python isso não é diferente. Vejam que eu escrevi código “porco” não no sentido de código mal escrito, mas sim no sentido de mal organizado.

De qualquer forma, Python contém alguns easter eggs engraçados. Um deles está relacionado às chaves. Veja só:

from __future__ import braces
  File "", line 1
SyntaxError: not a chance

Sem chance! Ou seja, desista: chaves nunca serão usadas em Python para delimitar blocos de código.

Outros testes interessantes? Tente:

import this

e:

import antigravity