Telemetria: conceito básico

Telemetria é um processo (ou tecnologia) de comunicação que permite a realização de medições e coleta de dados em locais remotos e/ou inacessíveis e a sua transmissão para um equipamento ou ponto de monitoração. A palavra telemetria vem do grego tele=remoto e metron=medir.

Pode-se dizer então que a telemetria é a coleta de dados remotos e a sua transmissão para um local específico. Existe a contrapartida da telemetria, que é chamada telecomando. O telecomando é utilizado quando os sistemas e/ou equipamentos localizados em locais remotos e/ou inacessíveis necessitam de instruções e dados externos para poder operar. Telecomando pode ser definido como o processo de envio de dados e informações para locais remotos e/ou inacessíveis.

Normalmente os conceitos de telemetria e telecomando são associados às tecnologias de comunicação sem fio (wireless), tais como sistemas de rádio, ultrassom e infravermelho. No entanto, atualmente estes conceitos aplicam-se à quaisquer meios de comunicação como, por exemplo, redes de computadores e linhas de transmissão ópticas e cabeadas. Muitos sistemas de telemetria modernos tiram vantagem dos custos cada vez mais acessíveis e qualidades cada vez melhores das redes GSM para a troca de dados.