TCC: Thin Client com LTSP

Segue mais um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cujo título é um pouco extenso: Thin Client com LTSP - Linux Terminal Server Project: Uma Solução Alternativa Para Pequenas e Médias Empresas.

Não conheço pessoalmente o autor deste artigo mas, a pedido do meu grande amigo Eduardo Martins Pereira, acabei dando algumas dicas para o Wellington durante a elaboração do trabalho.

Veja o resumo do artigo e, se interessar, o download está disponível logo após o resumo, com a devida autorização do autor.

“Um dos grandes desafios das empresas atualmente é a redução de custos sem a perda de qualidade no produto ou serviço. Este desafio é ainda maior para a área de tecnologia da informação, pois os constantes avanços nos programas de computador, impulsionados pela demanda por novos recursos, acabam por exigir investimentos em novos equipamentos de hardware. Este cenário gera dois grandes problemas para os gestores: como manter os custos em níveis aceitáveis e o que fazer com os equipamentos que serão substituídos simplesmente porque não atendem à nova demanda de recursos. Este artigo apresenta uma solução alternativa e racional para este desafio principalmente para empresas de pequeno e médio porte. Esta solução é o uso de clientes leves e tecnologias de código aberto (gratuitas). As tecnologias de código aberto, como o LTSP (Linux Terminal Server Project), permitem a continuidade no uso de computadores já ultrapassados: enquanto que o uso de clientes leves reduz os custos com manutenção do parque computacional, já que são equipamentos de baixo custo e de alta durabilidade.”

Se interessar, leia na íntegra: ThinClient.

Fui.