Feliz 2016

Mais um ano que se inicia. Mais uma esperança que se renova.

Esperemos que este ano seja marcado pela organização do nosso país, que os corruptos sejam punidos, que todo o dinheiro roubado seja devolvido.

Como notícia boa (eu acho), estou tentando rever esta porcaria de site. Montei um novo modelo, não porque o antigo não funcionava, não é isso. É que possuo muita documentação sobre o que faço e estudo, mas sinto falta de uma forma de organizar isso tudo, mantendo o os assuntos juntos.

Desta vez, estou pensando em ter pequenos sites, um para o blog (este), outro para os documentos sobre Linux, outro para Python, Segurança etc. Com isso, se um dia eu voltar a lecionar, terei um bom material agrupado por assunto.

Para tanto, migrei os antigos artigos e postagens para este novo modelo. Confesso que este modelo é menos poderoso que o anterior, não usa banco de dados e nem é dinâmico (pois é, o site é todo estático, mas como o volume de postagens é muito pequeno, talvez esta solução atenda, além de tornar fácil a migração para outro servidor - já que a crise chegou para ficar e a grana está no fim!).

Minha ideia é que, sempre que eu criar um novo artigo nos sites de documentação, adicionar o link aqui.

Estou usando algumas ferramentas escritas em Python para Pythonistas, como o Tinkerer e o Sphinx. Vamos ver se funciona. Para mim, a principal vantagem é poder escrever tudo no formato RST (ReStructured Text), que facilia a geração de formatos diversos, como HTML, EPUB e PDF.

Uma outra vantagem é que posso manter todos os sites em projetos separados num repositório Git.

Para ser sincero, não sei se isso vai funcionar. Vamos testar.

Feliz 2016 a todos.

Marião